Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Cupons de desconto. Uma casa de vidro.

Esperei um tempo até falar sobre esse tópico. Sou comprometido em dar pitacos apenas do que tenho um mínimo de conhecimento de causa. Então, precisei vencer alguns medos, arriscar e ver se realmente esse negócio de cupom de desconto era uma boa.

Até a data de hoje, eu e minha esposa adquirimos vários produtos e serviços. Comprei muitos restaurantes, ingressos para teatro, álbuns de fotografia, curso de maquiagem, um GPS para o carro e outras coisas que posso não estar me lembrando agora. Porém minha última tentativa de compra foi o gatilho para escrever esse post.

Através do Groupon, especificamente na região Rio de Janeiro Premium (?), vi o anúncio de um buffet de festas e achei pertinente a compra visto que Lucas já faz 1 ano no próximo mês. Mas antes de falar da badalhoca do buffet, gostaria de compartilhar algo com vocês. Porque o Groupon tem uma região chamada "Rio de Janeiro" e outra chamada "Rio de Janeiro Premium"? Em qual me qualifico? Será que sou bom o suficiente para as ofertas do "Premium" ou tenho que me contentar com o "Standart" mesmo? Meu bairro é "Premium" ou "Não Premium"? Particularmente achei uma sacada de merda subdividir assim. Mas admito que posso estar sendo "marketeiramente" ignorante e não percebi o ponto G da questão, por isso se alguém souber ou a Groupon quiser se manifestar: O Pitaco é público.

Mas voltando ao Buffet 171, ele chama-se "Staff Eventos". Uma energúmena chamada Eliane ou Elaine, sinceramente não me importo de guardar, atendeu o telefone como se fosse CEO da Coca-Cola no Brasil. Última do deserto, devo acrescentar. Parecia que meu interesse em tornar-se cliente era um favor pedido de joelhos ao Papa diretamente no Vaticano. A dita cuja não sabia me dizer se tinha um dia específico de maio disponível para seu "magnânimo" serviço e pediu-me que ligasse no dia seguinte de manhã para que ela pudesse consultar sua agenda. Não sei que empresário interessado em ser empresário, num ramo totalmente dependente de datas e horários, anda sem sua agenda a tiracolo. Mas como ela deve pensar, todo cliente dela é um pedinte que deve sofrer sacrifícios até conseguir a dádiva divina que é o prazer inenarrável de fazer uma festa com ela. 

Eu fiquei receoso de ligar no dia seguinte. Aleguei que poderia perder a oferta no Groupon, visto que faltavam poucas horas para a oferta finalizar. Rapidamente, sem pestanejar ela disparou que eu não precisava me preocupar, pois ela fecharia particularmente comigo ao mesmo preço anunciado pelo Groupon. Imediatamente achei isso estranho, pois então qual a vantagem de cupom de desconto, senão o desconto? Então aquilo era um pseudo-classificado. Era só ligar, apertar e conseguia-se o desconto, ou será que o desconto nunca existiu? Mas visto que era um problema do Groupon, e não meu, resolvi que ligaria no dia seguinte.

Liguei. Mas antes verifiquei que a oferta havia sido renovada e que eu poderia comprar no Groupon se quisesse. Era até mais interessante para mim porque no Groupon eu poderia parcelar, e diretamente com ela, apesar de ser o mesmo preço, ela já havia me adiantado no dia anterior que era só à vista. 

Ao me atender, antes de dizer se ela tinha a data disponível, me fez várias perguntas, como se já estivesse preenchendo uma proposta. Quando seria. Se seria de dia ou a noite. Quantas pessoas, local e etc... Ao término do questionário eu insisti e perguntei pela 8º vez se ela tinha a data disponível. Então ela me perguntou sem nenhum constrangimento: "Você vai contratar direto comigo ou pelo Groupon?" Eu respondi que contrataria pelo Groupon, visto que preferia parcelar o pagamento. Com uma ponta de enfezamento na voz ela disparou sem cerimônia alguma: "Pelo Groupon eu não tenho a data disponível não", e desligou o telefone.

Muito fulo da vida, fiz questão de ligar para o Groupon e denunciar aquela estratégia de ladrão. Tive uma certa dificuldade de encontrar o telefone de atendimento do site e pasmem com a novidade: É uma bosta! Fiquei esperando mais de 40 minutos numa gravação para fazer um favor aos caras. Impressionante né. Mas meu enfulecimento com a cretina do buffet era maior do que meu espanto com a qualidade de atendimento do Groupon. Finalmente uma atendente falou comigo e contei toda essa história para ela. Ela até demonstrou um certo espanto com o ocorrido, agradeceu e disse que abriu uma ocorrência e que levaria ao setor responsável. Se ela fez, eu não sei. Só sei que à noite (isso tudo aconteceu de manhã), entrei no site e o anúncio ainda estava lá. Então, ou a burocracia do Groupon é tão INSS quanto seu Serviço de atendimento ao Cliente, ou eles cagaram e andaram. Afinal, o importante é ganhar dinheiro, atendimento em vigésimo lugar. Se eles vendem 100 ofertas e o buffet vende 1000 por fora sem precisar dar a comissão do site, não importa, já dizia Steve Jobs, Kotler e a Wikipedia. 

Então tudo isso serve para demonstrar que os sites de cupom de desconto são na minha opinião, frágeis e dignos de DESconfiança. Sempre rolou um boato que nada tem desconto em salões de beleza anunciados nos sites, por exemplo. Que um embelezamento qualquer desses sempre custou R$ 100,00 e quando anunciam no site dizem que o valor original era R$ 500 e que no site são os R$ 100 que qualquer um paga indo no salão. Mas acho que isso não se restringe a salões de beleza, turismo e agora buffet de festas. 

Por isso eu aconselho, antes de comprar no site de desconto, tente descobrir como entrar em contato com o vendedor do produto / serviço. Ligue como se tivesse achado o telefone dele no google ou fosse indicado. Nem mencione cupom de desconto. E veja quanto ele cobrar normalmente. Se for o mesmo que estiver no site, então é balela e ele não merece você como cliente. Agora se o desconto for real, vá adiante.

Mas na hora de ir adiante, aí vai o meu pitaco. O Groupon na minha opinião não fede nem cheira. Comprei ingresso para o Rio Water Planet (que ainda não usei) e um rodízio muquirana de culinária oriental em Vila Isabel (Via China - atendimento fraco e comida idem). Então não tenho muitos produtos como experiência para opinar. Mas visto sua segmentação (Premium or not), seu serviço de atendimento ao cliente porcaria e a tendência a ser passado para trás passivamente, torno ele minha última da última opção de escolha.

O Peixe Urbano é meio fraco na quantidade de ofertas, mas é forte na qualidade. Fui a um buffet liberado em Copacabana razoável (não fede nem cheira, valeu pelo valor - Expresso Grill Copacabana) e tenho alguns cupons ainda não utilizados. Ainda não precisei experimentar o serviço de atendimento deles, não houve motivos, então não sei se presta.

Agora tenho que bater palmas e tecer elogios ao Click-on. Conheci através de um restaurante muito bom na Barra da Tijuca (o Frontera, o qual frequento sempre que posso) e não me arrependi até hoje. Foi onde comprei o bem mais caro de sites de cupom de desconto, meu GPS. Chegou legal, alta qualidade (Powerpack) e no prazo. Os restaurantes são sempre alto nível, peças do "Comédia em pé", e um site de ótimo manuseio. Eu recomendo! www.clickon.com.br. Porém também não tive necessidade de contato com o SAC deles, então não sei se é tão bom quanto o resto do site.

Mesmo assim ainda me falta coragem de comprar pacotes turísticos nesses sites. Já ouvi absurdos!

Mas só para finalizar e sintetizar. Evite o Groupon. Se por acaso se deparar com um buffet de festas infantis sediado na Presidente Vargas - Centro chamado STAFF EVENTOS, cuidado! Não tem ética, profissionalismo e você não é tão importante para eles. Já devem estar explodindo de serviço então se dão ao luxo de tratar o cliente igual qualquer porcaria.


As vezes, o desconto pode sair caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário