Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Só falta igreja para Ateu!

Tenho medo do poder religioso. Nunca menti ou escondi isso. Tenho medo da mistura entre Religião e Política, por exemplo. Uma bancada de gente impondo leis baseadas em sua crença, inevitavelmente atacando a liberdade de outros que não comungam da mesma fé.

Mas agora tenho receio também das consequências da falta da religião. Um movimento chato e paspalho de ateus têm enchido o saco tanto quanto um pastor evangélico gritando no seu ouvido. Estão transformando a falta de fé numa completa fé absoluta que nada existe, e o pior, copiando o comportamento que tanto abominam nos religiosos: a tentativa de conversão.

Enxurradas de ateus ficam despejando seus dogmas e ideologias na internet, principalmente nas redes sociais. Tenho muitos amigos de inúmeras religiões e ausência delas. Meus amigos ateus nunca ficaram tentando convencer os outros e trazer mais ateus para sua "congregação". Não fazem isso até hoje. Mas de repente começou a aparecer mais ateu que religiosos nas redes.

Não vou me ater muito a qual é a minha religião. Quem me conhece sabe que sou agnóstico. Aquele que não sabe precisar a existência de algum Deus. Não quero convencer ninguém a largar seu Deus e muito menos convencer um ateu a abraçar um, mas cheguei a conclusão que o ser humano usa muito pouco do seu cérebro, ainda é involuído o suficiente para não saber bulhufas da existência de um poder maior ou não. Mas DA MESMA MANEIRA, o animal do ser humano ainda é estúpido e sem potencial nenhum para dar absoluta certeza de que NADA rege esse universo que tão pouco se sabe ou se conhece.

A cada ano mais e mais descobertas conseguem deixar a gente de queixo caído. Ainda temos pêlos (cabelo, barba e assemelhados), herança dos macacos. Não usamos nem 10% do cérebro. Faz pouquíssimo tempo que achávamos que o mundo era plano e que o sol era quem girava ao seu redor..., e menos tempo ainda que achávamos que a menor partícula do universo era o átomo. Como então um nerd subdesenvolvido, perecível e que pira o cabeção quando começa a imaginar algo sem início ou fim consegue puxar ar para dentro dos pulmões e bradar com a convicção de uma crente das pernas cabeludas: "Não existe Deus!!".
Putz, alguém já pegou um telescópio e olhou para o céu? As imagens que satélites yankees nos mandam a cada ano do espaço com cada vez mais definição nos mostra o quanto somos insignificantes. E essas criaturas insignificantes acham que tem sabedoria e intelecto suficiente para responder a grandes questões, dentre elas se há ou não há uma entidade superior que a tudo rege e governa.

É SOBERBA DIZER QUE DEUS EXISTE E AINDA MAIS SOBERBA DIZER QUE NÃO EXISTE.

E o pior, ficar tentando convencer os outros a todo custo e maneira. Meu pitaco é que o alguém com a sombrancelha esquerda levantada, sorrisinho de torcedor de time que ganhou o campeonato, mão gesticulando, peito estufado não pode falar nada sobre existência ou não de Deus. E esse biotipo que descrevi pode ser tanto ateu quanto religioso, basta colocar ou retirar uma bíblia do suvaco dele.

Mas é risível ver gente que ainda falta descobrir os segredos de si próprio e vencer algumas batalhas da vida, convocar a ciência e a racionalidade para colar o broche de ateu no peito. Tem garoto na internet que nem fez 20 anos. Acabou de crescer cabelo no suvaco, e já se diz racional e certo dos segredos do universo. Impressionante! Aí você pergunta para esse mesmo moleque a que doutrina Surya pertence e ele vai responder que foi a menina nova que tá fazendo malhação!

Tentar retirar a religião de certas pessoas só vai conseguir piorar o que já está ruim. Sem Deus e fé, algumas pessoas podem simplesmente crer que então não há motivos para obedecer regras. 

Vamos lá. Faça a sua pregação e transforme em ateu um presidiário que abandonou o crime porque aceitou Jesus. Você vai acabar inserindo mais um assassino nas ruas, cuja próxima vítima pode ser você ou algum ente querido.

Convença os religiosos que não há a necessidade de temer um inferno. Que ser misericordioso, caridoso, fazer o bem as pessoas e amar o próximo não vai te levar a lugar nenhum. Sabe o que vai conseguir? Transformar um monte de gente boa em argentinos.

Vira para uma criança com câncer, em estado terminal e convence ela que não existe paraíso. Que ela vai morrer jovem, não vai ter visto nem vivido nada da vida, e tudo isso para quando fechar os olhos virar um nada existencial. Antes, com o placebo da religião, ela podia até se recuperar e viver. Mas com a ajuda de um ateu, ela não fica com mais que 5 minutos de vida.

Vai ter ateu "vermelho" e esquerdista (que se diz racional), dizendo que as pessoas devem seguir as leis e fazer o bem simplesmente pelo bom funcionamento da sociedade. Blá blá blá...Peço um favorzinho: Faz por  meia que eu sou estudante!! Tem bandido por aí que caga e anda para a pena de morte. Imagina se você liberta um monte de criminoso em potencial que só está no sapatinho porque teme o mármore quente do inferno.

A Religião é importante. É falha mas é importante. As vezes é chata  mas é importante. Pode ser perigosa, mas é importante. Seu placebo é importante. E se você é ateu. Fica quietinho. Não faço questão que você vire religioso e comece a gritar e recolher 10% dos seus ganhos para a Universal. Mas também não tente doutrinar e fazer aquilo que mais abomina: Pregar.

"Temos a mania irritante de achar que só estão corretos aqueles que pensam igual a nós".


Tradução: "Militante Agnóstico: Eu não sei e você também não."


Ateus hoje são tão chatos quanto os pastores de igreja.

11 comentários:

  1. "A Religião é importante. É falha mas é importante. As vezes é chata mas é importante. Pode ser perigosa, mas é importante."

    Importante em que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Favor ler "Parágrafos" 8, 10, 11 e 12.
      A religião é importante no seu efeito placebo e também como substituto da consciência que muitos deveriam ter. Brasília é um bom exemplo de como pode ser um mundo sem religião ou fé. Esses políticos que temos, para fazer o que fazem, só sendo ateus mesmo. Não existe o menor temor de serem punidos após a morte então cometem as atrocidades sem peso na consciência. Ou alguém acha que desviar verbas da merenda escolar fazendo crianças comerem coisas estragadas e vencidas é coisa de quem crê em Deus.
      Imagine nossa sociedade com maioria ateu.
      Concordo com a questão de que a religião impede as pessoas de abrir a mente, mas temos outras preocupações maiores e vilões muito mais poderosos manipulando a mente das pessoas: A televisão por exemplo.

      Excluir
    2. "Brasília é um bom exemplo de como pode ser um mundo sem religião ou fé. Esses políticos que temos, para fazer o que fazem, só sendo ateus mesmo. Não existe o menor temor de serem punidos após a morte então cometem as atrocidades sem peso na consciência."

      Esse argumento é vergonhoso, Dodaro. Quer dizer que alguém só pode ser bom porque tem medo do que pode acontecer quando morrer? Se você é agnóstico, porque não está comendo criancinhas e matando moradores de rua?? O que te impede de fazer o mal se pra você não dá pra saber se ele está lá? Está sendo bom porque ele pode existir?

      Como disse Einstein: "Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível".

      Excluir
    3. Concordo com tudo que falou. Pode ser vergonhoso. Pode ser desprezível, mas nada disso faz o argumento ser mentiroso.

      Isso faz parte da pluralidade do ser humano. Nem todos os ateus são monstros que comem criancinhas, mas outros por sua vez, se tivessem algum dogma religioso, talvez no mínimo pensariam duas vezes antes de fazer o que fazem. Talvez nem tanto sobre punição ou recompensa, mas quem sabe seja mais fácil ser bom porque uma "entidade superior e criadora pai de todos está determinando" do que simplesmente para o bom convívio de uma sociedade tão falha quanto a nossa.
      Vou criar meu filho para não precisar disto para ser uma boa pessoa. Você também provavelmente. Mas nem todos tem essa sorte. Crianças são criadas por pais omissos, crianças são criadas por orfanatos, crianças são criadas nas ruas, e nada disso tem a ver com religião. Quando viram adultos, não é regra se tornarem má pessoas, mas sem uma religião, não vai ser a boa norma de conduta da sociedade que vai sensibilizá-las a serem boas pessoas.
      O que dizer do presidiário que encontrou Jesus na cadeia e virou outra pessoa? Não precisa responder pra mim, mas responda para você mesma, que se ao invés de Jesus ele tivesse encontrado o ateísmo na cadeia. Quais são as chances dele ter saído regenerado??!
      E o exemplo da criança com câncer e poucos dias de vida no hospital? Descobriu pouco, amou pouco, viajou pouco, ou seja viveu pouco. Se ela não acreditar que existe um paraíso esperando por ela, e um Deus acolhedor e bla bla bla, não acha crueldade simplesmente virar e falar: "Ae, é triste mas você vai virar um nada absoluto mesmo... paciência, o mundo é cruel".

      Estou tão errado assim?

      Reiterando o que disse no post. Não escrevi isso para fazer religiosos virarem ateus ou ateus virarem religiosos. Só acho que a propagação de ambos deve ser receptiva e não ativa. Quero saber, procuro e me informo. Não devo ser bombardeado e doutrinado por nenhum lado. Porém a religião (em sua concepção) tem a obrigatoriedade de ser assim. De converter e buscar fiéis, se não ela seria filosofia, e não religião. O ateísmo sempre que o mundo é mundo é uma filosofia. Se ateu começar a pregar por aí, ela vai virar uma religião.
      Quanto a extinguir a religião do planeta. Não sei. Se eu fosse a favor seria ateu, e não agnóstico. Aliás, muito me incomoda quando colocam ateu e agnóstico tudo no mesmo saco. São absurdamente diferentes.
      Eu só acho que temos que preparar muito as pessoas, lidar outras formas de alienação e manipulação de mentes (o futebol, a televisão, a música ruim, entre outros) para depois mirar as armas na religião. Mal ou ruim, como eu falei exaustivamente, eu acho que a religião tem seu papel positivo na sociedade.

      Prefiro cruzar num beco escuro com uma pessoa crente beata testemunha de jeová do que com um ateu. Não que É FATO que o ateu vai me fazer alguma coisa, mas no mundo das probabilidades, o máximo de ruim que a testemunha de jeová vai fazer comigo é me parar e tentar me converter. hehehe.

      Excluir
  2. concordo q a religiao tenha papel importante.
    algumas pessoas realmente (nao me pergunte porq) se tornam pessoas melhores dentro de uma crença.
    mas a questao eh que tem gente aproveitadora em todos os meios e eu nao vou me surpreender se daqui a um tempo abrir a igreja dos ateus cobrando dizimo dos seus descrentes!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah, os caras tem direito de dar Xilique, prefiro o ateísmo na moda que assembleianos, ou catolicismo...
    aiouehoiueaheaoi

    Mas realmente ateismo virou moda!

    ResponderExcluir
  4. Mas concordo com o post!
    Os caras tão mais fanáticos que os evangélicos!
    KKK

    ResponderExcluir
  5. Particularmente, Luciano, acho que esse post só está servindo para tanto ateus quanto teístas se decepcionarem com suas opiniões!... Cada resposta que você dá, em minha opinião, só piora e demonstra menos coerência...
    Há vários absurdos que você escreveu aqui que me surpreenderam enormemente. Percebo apenas interpretações equivocadas tanto de posições teístas quanto ateístas e até mesmo uma boa dose de preconceito. Como ateu, eu lhe recomendaria a estudar um pouco mais, começando com o site atea.org.br, ou então, voltar a temas menos polêmicos para os quais não sejam necessários muito conhecimento, tato e jogo de cintura para liderar um debate...
    Talvez você não saiba, mas basicamente apresentou os mesmos argumentos que o Datena apresentou no famoso caso da "briga" dele contra ateus... Não sei quanto a você, mas definitivamente, o Datena não me é um modelo de inteligência, coerência e muito menos de caráter...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se diz contrário a ideologia de alguém, é natural decepcionar esse alguém. Não é todo mundo que gosta ou está preparado para ouvir uma opinião contrária. Já esperava isso quando resolvi não ficar do lado de ninguém, e criticar religiosos e ateus num mesmo texto. Já estava preparado para decepcionar ambos. Mas a proposta do blog não é se ater a temas mais ou menos polêmicos. É falar sobre coisas. Sobre tudo. O que está em voga, o que não está, o que deveria estar. Não vou me ater a temas leves só para evitar antipatias. Muito pelo contrário. Tenho amigos (que cabem nos dedos do Frodo), que são capazes de discutir, debater, durante horas, dias e até o resto da vida, mas que não deixam interferir na esfera da amizade em momento algum. Quebra-se o pau, eleva-se o tom de voz, usa-se palavras de baixo calão, mas dois minutos depois, vamos matar a sede e tomar uma cerveja (já falando sobre outro assunto). Aprendi que se respeitar a opinião do outro, vão respeitar a minha sem se ofender (as vezes).

      Voltando ao tema. Posso não ser tão informado sobre o ateísmo. Como também acredito que uma grande parte de auto intitulados ateus não têm total conhecimento sobre TODAS AS RELIGIÕES DO MUNDO. Conhecem as famosas e básicas, mas estas já são suficientes para torná-los descrentes fervorosos. Por isso eu não sou ateu. Não conheço TODAS as religiões do mundo. Não sou foda o suficiente para dar um ponto final numa coisa tão complexa. Você diz que eu preciso estudar mais. Pois é, é por não ter estudo (ou não ter adquirido inteligência) suficiente é que não posso ser ateu. Sou um átomo querendo discutir o Cosmos.
      Realmente, vou seguir seu conselho e ler mais, me informar mais, mas gostaria de deixar bem claro que esse post foi direcionado tanto para os religiosos de facebook, quanto para os novíssimos ateus de facebook. Falei disso no 3º parágrafo. Essa galera, que talvez para sua felicidade não faz parte dos seus contatos nas redes sociais. Sabem tanto ou digo muito menos do que eu. São ateus de tirinhas memes ou de figurinhas nos álbuns de páginas ateístas. Acham que basta ler aquela tirinha e já se aprofundaram no âmago do pensamento ateísta. E o pior, acham que se compartilhar isso, vão estar fazendo o bem e "convertendo" os pobres coitados dos evangélicos e outros religiosos de mente fechada.
      Acho que o comportamento tem que ser tal como o seu e de diversos outros amigos meus. Ficar na sua. Você pode de vez em quando compartilhar algo que julga interessante (tal como se compartilha sobre diversos temas), mas não se prender só a isso e ficar compartilhando o ateísmo com a intenção de converter os outros. Tem gente no facebook que compartilha a tirinha ateísta e marca nomes de amigos nela!!!... vamos ser imparciais, vamos imaginar se os crentes começam a compartilhar tirinhas de conversão cristã e colocar seu nome, meu nome nelas... Como você se sentiria?
      A propósito, não faço a menor idéia do que rolou entre Datena e ateus. Não acho que tenha sido algo relacionado a essa modinha ateísta nas redes sociais, mas vou procurar me informar.
      Uma coisa eu sei que errei no post e não pretendo repetir nunca mais. O objetivo era falar sobre a minha opinião contrária a ateu pregar o ateísmo. Reiterando, para mim, o ateísmo é uma filosofia. Deve ficar receptivo a quem quiser se informar. A religião no seu significado é que tem a obrigação de angariar fiéis. Mas resolvi, talvez para mostrar que não estou nem de um lado nem do outro, justificar a minha posição agnóstica e falar porque não sou nem ateu, e nem religioso. Não deveria ter falado nada disso. Não era o foco.

      Antes de terminar, vale a pena deixar claro o que talvez eu não tenha expressado corretamente no texto. Eu não sou contra ateus ou religiosos. Sou contra a pregação. Cada um tem direito de seguir o que lhe der maior conforto ou esclarecimento. Mas vamos deixar o marketing reativo, e não ativo. E sinceramente, temos problemas muito mais urgentes para tratar...

      Excluir
  6. Outra coisa importantíssima que não mencionei em lugar algum e deveria já ter feito há muito tempo.

    Eu também acho que existem vários dogmas religiosos que devem ser combatidos. Por exemplo, a safadeza da Universal S.A. e o fanatismo das religiões que só promovem desgraça e guerras em outros países. Pode ser que um dia a humanidade tornando-se em sua maioria ateísta, um certo grau de esclarecimento vai ser alcançado.

    Mas acho que hoje não é o momento. Como disse a única pessoa que concordou comigo até agora:
    "algumas pessoas realmente (nao me pergunte porq) se tornam pessoas melhores dentro de uma crença."

    E no caso particular do Brasil. Acredito ser prioridade no momento, pregar a não alienação promovida pela Rede Globo. Pregar a não passividade quanto a corrupção e outros crimes. Pregar contra a deteriorização da arte (principalmente da música, maior formadora de idéias e opiniões). E pregar contra o individualismo, o egoísmo e promover a caridade e o bem ao próximo.

    E aí vem o ponto G da questão. A religião, além de ser a última da lista a ser combatida e/ou revista, no momento faz muito contra o individualismo, as drogas, o crime, e é boa promotora da caridade e bem ao próximo. De um jeito torto? Talvez. Mas é aquela história, quem tem fome, tem pressa.
    Além da igreja, existem sim, Ong's sérias, que não precisam entrar no mérito de opção religiosa, para ajudar alguém. Mas que igrejas, centros espíritas, e outras religiões fazem muito, isso não se nega.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agora em vez de ficar vendo o programa do grande datena e ficar por dentro de suas famosas tretas eu vou ler um livro.

      Excluir