Páginas

segunda-feira, 22 de julho de 2013

O prazer de ser burocrata.

Hoje definitivamente me ofenderei ainda mais se por um acaso for confundido com funcionário público.

Estou de mudança do Rio de Janeiro para Belo Horizonte. Consegui um caminhão emprestado para me ajudar e fiquei sabendo que precisaria de um documento caso o caminhão fosse parado na estrada. Algo que comprovasse que o caminhão não estaria transportando nada ilícito.


Resolvi ir no posto da Sub-prefeitura, localizada na Barra da Tijuca.

O Apocalipse Zumbi já chegou naquele lugar. Um ambiente totalmente decrépito, caindo aos pedaços. Sem sinalização, com placas destruídas jogadas pelo canto. Devido a ausência de sinalização, fui a um quiosque de lanche e perguntei ao sujeito atrás do balcão de salgados gordurosos:
- Olá. Você sabe onde fica uma central de informações por aqui?

- É aqui mesmo - respondeu do rapaz para minha total surpresa.

Claro que o sorriso de sarcasmo dele já desenhava tudo. Falei então sobre a minha necessidade, ele me indicou ir para a SMTU. Aí começou minha odisseia. 


Ao chegar o SMTU descobri que o que eu queria era provavelmente no posto do Detran. No posto do Detran, o atendente queria me mandar para outro bairro. Então fui no SMTR (que era do lado) antes de sair dali e atravessar o bairro. Lá uma mulher sonolenta me jurou que eu conseguiria o documento na Receita Federal. Ao chegar na Receita Federal fui informado por uma velha bruxa arrogante e mal educada, que o prédio do outro lado teria o tal do documento (que ela nunca ouvira falar). Indo ao prédio do outro lado descobri que não se consegue na Fazenda Municipal, mas sim na Fazenda Estadual (algo que a bruxa poderia já ter dito). E para finalizar a "Quest", na Fazenda Estadual o funcionário me garantiu que bastava eu ir numa papelaria qualquer comprar uma "Nota Fiscal Avulsa" e nada mais. Nem voltar ali precisaria.

Resumindo: Uma manhã inteira de senhas, peregrinação (de fazer inveja a JMJ), bocejos, funcionários mal humorados, escritórios mofados, prateleiras de acúmulo de papel e todo um reinado de burocracia, para descobrir que bastava ir na papelaria.

Não consigo entender porque não posso ter um lança chamas.


2 comentários:

  1. Se tivesse me perguntado antes falava que ia ser na Fazenda Estadual mesmo. Isso é coisa de ICMS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é né. Devia ter lançado um post lá no Face pedindo dicas de quem sabe qual é e aí tu teria visto e me ajudado.
      Ficar mais de 1 mês sem internet me deixou enferrujado...rs

      Excluir