Páginas

domingo, 30 de janeiro de 2011

Arquiteto belga cria projeto de cidades flutuantes!












O mundo do blockbuster Waterworld (1995 - Kevin Costner) pode estar mais próximo da realidade que imaginamos, porém com um toque mais Hi-tech! O arquiteto belga Vincent Callebaut desenhou cidades flutuantes com sistemas computadorizados capazes de controlar da produção de energia à dessalinização da água.
As cidades artificiais propostas por Callebaut, batizadas de "Lilypad", poderiam ser instaladas em qualquer lugar do oceano. Auto-sustentáveis, cada vila tem capacidade para receber 50 mil moradores.
Essa "ecópolis" teria duas camadas de revestimento, sendo uma delas de fibras de poliéster e a segunda de titânio, que ajudariam a absorver a poluição do ar em um mecanismo ativado por radiação ultravioleta.
As cidades flutuantes ainda contariam com três montanhas e três marinas, dedicadas ao lazer e aos lugares de trabalho e compras dos moradores. Fazendas submersas seriam usadas para produzir os alimentos necessários para a subsistência dos cidadãos. O projeto também conta com diversos equipamentos para a produção de energia sustentáveis, como solar, térmica e eólica. Sua estrutura permite que ela fique atracada perto de massas de terra ou vague livremente com a força das marés.

A idéia é que o projeto seja possível até 2100.

Tradução de Lilypad: Vitória-régia (1ª imagem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário