Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Osama x EUA


Foi anunciado o assassinato de Osama Bin Laden, lider da AlQuaeda na madrugada do dia 02/05/11 pelo presidente norte americano Barack Obama. Nos Estados Unidos, a população foi para as ruas celebrar o feito, esperado há quase 10 anos após o atentado ao WTC. Muitos americanos, entre eles, parentes das vítimas do 11/09, falando em justiça sendo feita com a morte de Bin Laden, outros gritando nas ruas "USA" e "AMERICA". De maneira geral, o ocidente se pronunciou como uma grande vitória na luta contra o terrorismo, e um indicativo que "estamos no caminho certo". No Oriente Médio, algumas reações contrárias, protestos, a velha cena da bandeira americana sendo queimada, e promessas de retaliações por parte das organizações terroristas.
Meu pitaco: vamos devagar com essa história de justiça e vitória contra o terrorismo. Pessoalmente, acredito que a morte do Bin Laden tem o mesmo peso na luta contra o terrorismo que a saída de George W. Bush da presidência dos EUA, mas nem por isso ela foi comemorada ou sequer lembrada pelos líderes mundiais e imprensa mundial.
Agora vemos familiares das vítimas do WTC chorando e falando em justiça para nos sensibilizarem, revemos as imagens dos aviões se chocando contra as torres gêmeas e etc. Voce se lembra onde estava no 11/09? A maioria com certeza se lembra (eu me lembro). Agora alguém se lembra onde estava no dia que os EUA lançaram seu primeiro ataque contra o Iraque? (eu não lembro, nem sei que dia do mês ocorreu...) Alguém já viu entrevistas com alguma mãe iraquiana que perdeu o filho nos ataques a escolas iraquianas? Ou alguma criança relatando como foi ver toda sua família dizimada por uma bomba atirada pelo exército americano?
A questão que gostaria de levantar é que somos todos seres humanos, os ocidentais não são melhores ou mais importantes que os muçulmanos, e guerras, sejam elas entre potências militares ou provocadas por atentados terroristas, deixam vítimas da mesma forma. Não é justo demonizar os muçulmanos e nos colocar, os ocidentais, na posição de vítimas da irracionalidade do oriente que apenas revidam (ou buscam "justiça", segundo algumas opiniões) as brutalidades que destroem os nossos sonhos e projetos de vida.
O mundo é um lugar melhor sem Bin Laden? Concordo, mas tomemos iguais cuidados com alguns chefes de Estado que possuem um aparato bélico infinitamente superior à AlQuaeda, e pior de tudo, não são "terroristas" procurados pelas agências de "inteligência" mundiais...

Um comentário:

  1. perfeito o que vc disse. mas é tudo obra da mídiaa. divulgam o que querem. as pessoas só veem a globo. quantas mesmo vão ler esse post e refletir sobre algo? o mundo é comandado pelos espertos que fazem a cabeça dos acomodados. o resto pode se dizer espiral do silêncio

    ResponderExcluir