Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Vamos trocar a felicidade pelo bem-estar!


Muito interessante a matéria capa da Revista "Tucanista", digo, revista Época dessa semana! Comprei numa promoçãozinha (R$ 9,90 junto com o Globo de Domingo) hoje quando fui ao supermercado. Aliás, aproveitando o encejo, boa estratégia!

A matéria desmitifica a Felicidade. Realmente, eu já desconfiava disto há muito tempo. A felicidade é um mito. Um objetivo impossível de se alcançar. Temporário. Passageiro. Honestamente, o ser humano não está preparado para ser indefinidamente feliz. Nos aborrecemos constantemente por coisas bobas e idiotas. E aí, basta olhar os problemas dos outros para enxergar que na verdade não temos problemas.

Outro detalhe. A felicidade é a porta de entrada para a tristeza. Sempre posteriormente aos momentos de felicidade, vem a decepção, a tristeza ou a angústia.

Mas calma! Não estou dizendo que o melhor é ser triste o tempo todo. Só estou realmente dizendo que concordo com a matéria da revista. Felicidade não é o que há! O que realmente vale a pena trabalhar é pelos momentos de bem estar. São as pequenas coisas que nos trazem grandes prazeres.

Vou resumir bastante aqui cinco caminhos para tal bem-estar. Quem quiser descrição mais completa, só na revista:

1 - Conecte-se. Estabeleça relações com pessoas a sua volta. As pesquisas mostram que quem tem menos de três pessoas em sua rede de contatos próxima - entre família e amigos - tem mais chance de desenvolver uma doença mental.

2 - Seja ativo. Caminhe, corra, ande de bicicleta, pratique um esporte, dance. Os exercícios fazem as pessoas se sentir bem.

3 - Preste atenção. Seja curioso, saboreie os momentos da vida e tome consciência de como se sente. Refletir sobre suas experiências ajuda a descobrir o que realmente importa e garantir que você viva o presente.

4 - Continue aprendendo. Tente algo novo, matricule-se em um curso, faça uma nova tarefa no trabalho. Tente consertar algo em casa. Os estudos sugerem que o bem-estar está ligado a ter metas - desde que estabelecidas pelo próprio indivíduo e tenham a ver com seus valores pessoais.

5 - Doe-se. Agradeça a alguém, ajude um amigo ou estranho. Sorria. Faça trabalho voluntário, junte-se à associação do bairro. As pesquisas mostram que as pessoas que têm um interesse maior pelo outro tendem a se considerar mais felizes.

Ainda assim vale ler a matéria inteira. Recomendo. Depois poste aqui sua opinião.
Escrever esse post foi um rentável momento de bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário