Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2012

No dia da mulher, quem ganha presente é o homem!


Eu não parabenizo o "Dia Internacional da Mulher".

Sem querer menosprezar os outros "homenageados" com seu dia (índio, criança, bandeira e etc), a mulher não merece 1 dia do ano para ser parabenizada.

As mulheres que são responsáveis por nos dar suporte, nos levantar, nos incentivar, nos aguentar, nos encorajar, e resumindo, compor em nós tudo aquilo que é motivo de orgulho e construir aquilo de bom que todo homem tem, não merecem parabéns somente no "Dia Internacional da Mulher".

E quando falo da mulher que é capaz de tudo aquilo que citei anteriormente, não falo só da nossa esposa / namorada, mãe, irmã ou parente direta não. Os exemplos são inúmeros. A colega de trabalho, a tia do café, a gerente do banco, a cobradora do ônibus, a colunista do jornal que lemos, nossa escritora favorita, a colega de sala, a namorada do seu amigo, a apresentadora do novela, aquela atriz fenomenal, a cantora e/ou compositora das músicas que nos marcam, a atendente de telemarketing, e por aí vai. Todas elas são especiais ao seu modo e responsáveis por nos moldar e marcar de alguma forma.

Como diz aquele ditado "Atrás de um grande homem existe uma grande mulher". Mas para mim ela não se encontra atrás por questão de ordem de importância. Ela está lá porque se sair, o homem cai ou não sai do lugar.

Sim, elas precisam de mil pares de sapato. Afinal foi longa a estrada que percorreram até chegar aqui, e ainda falta muito mais. 
TPM? Que maravilha é isso! Talvez se homens tivessem TPM não morreriam tantos de enfarto ou derrame, pois teriam uma válvula de escape para o stress. Além disso é na TPM que o homem mostra o seu valor, ganhando aquele que sabe demonstrar paciência e carinho. 
Honremos o sexo frágil. Mas vamos falar a verdade. De frágil não tem nada. Mas o marketing é tudo. Enquanto imaginarmos que é o sexo frágil, mais vai dar vontade de pegar no colo e juntar ao peito, tendo a falsa ilusão que cabe a nós cuidar daquela fragilidade toda, quando na verdade, é o contrário que acontece.

Quer saber o que seria realmente uma homenagem as mulheres? Seria ao invés de criar um dia (engodo) só para elas, se engajar numa luta que está longe de terminar, que é a valorização do sexo feminino. Lutar incessantemente contra a violência à mulher, policiando melhor, dando mais atenção, cuidando, criando leis mais rígidas e punitivas para as "criaturas" (não merecem ser classificadas como homens, quiçá seres humanos) que tem a audácia de agredir uma mulher. Brandir a voz a favor de condições igualitárias no mercado de trabalho, salários compatíveis, melhores condições no ambiente de trabalho, penas severas para o assédio sexual, e jornadas de trabalho reduzidas (sem diminuição na remuneração).
SIM. VOCÊ LEU CORRETAMENTE. Diminuir a carga de trabalho da mulher. 
Acho isso correto enquanto a jornada de trabalho delas continuar duplicada. A mulher de hoje garantiu seu espaço junto ao homem no mercado de trabalho, mas não abandonou a jornada de casa. Muitas trabalham fora com a mesma jornada de um homem, mas o dia não acaba quando vão para casa. Ainda tem serviços domésticos, filhos para cuidar e um casamento para manter, fora as que ainda estudam. 
Felizmente existem muitos esposos / namorados que auxiliam seus conjugues nessas tarefas, mas enquanto não se torna um hábito, na minha opinião, elas deveriam trabalhar uma carga horária menor, sem ter o salário reduzido. O nome disso para mim é justiça.

Por essas e outras eu não parabenizo as mulheres no dia de hoje. Prefiro estar em falta hoje, mas honrando e felicitando outros 364 dias. E garanto que tem muito gaiato por aí que se comporta exatamente o contrário, dando 1 dia de rosas e o resto do ano esquecendo de valorizar o maior presente dado ao homem. A mulher!

Taí, quem merece parabéns sou eu. Por ter ganhado o privilégio de ser cercado por mulheres maravilhosas e especiais. Um recado especial para minhas mulheres: Amo todas vocês!

Parabéns pra mim!


2 comentários:

  1. Belo comentário sobre o sexo "frágil"...Realmente de frágil não tem nada,acorda cedo,faz café e é sempre a última a sentar a mesa,quando senta.Nome mais doce que "mãe" eu ainda não ouvi,minto,existe a mãe com açúcar,ou seja,a Vovó...é sempre uma mulher,não importa a idade,não tem jeito.Sou obrigado a concordar com a matéria,elas não têm dia,nós é que temos este dia para refletirmos sobre o valor delas e o quanto somos pequenos e dependentes destas meninas...

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo, Lú. Parabéns pela sensibilidade e inteligencia.

    ResponderExcluir