Páginas

sábado, 12 de março de 2011

Absinto! Néctar dos Deuses!


Bebida destilada feito da erva Artemisia absinthium. Anis, funcho e por vezes outras ervas compõem a bebida. Ela foi criada e utilizada primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, médico francês que vivia em Couvet na Suíça por volta de 1792.

É por vezes incorretamente chamado de licor, mas é na verdade uma bebida destilada.

O absinto foi especialmente popular na França, sobretudo pela ligação aos artistas parisienses de finais do século XIX e princípios do século XX, até a sua proibição em 1915, tendo ganho alguma popularidade com a sua legalização em vários países. É também conhecido popularmente de fada verde (La Fée Verte) em virtude de um suposto efeito alucinógeno. Charles Baudelaire, Paul Verlaine, Arthur Rimbaud, Van Gogh, Oscar Wilde, Henri de Toulouse-Lautrec e Aleister Crowley eram adeptos da fada verde.
Fonte: Wikipedia - Absinto

Bom, é com imensa alegria que inauguro a sessão gourmet do Pitaco Público. Tenho a honra e o prazer (mais prazer) de recomendar esta que é a melhor das bebidas já criadas pelo ser humano.

Nessas minhas quase encerradas férias, tive a oportunidade de visitar Ponta Porã no Paraguai e adquirir mais uma garrafa para meu acervo. Conversando com uma funcionária do setor no Shopping China indaguei dentre as duas garrafas na minha mão qual ela me recomendaria. Ela me informou que um era para queimar e outro para fazer drink. Queimar? Bom, com o perdão da ignorância, eu não sabia o que era queimar. "Você nunca bebeu absinto né?" - Me perguntou ela com sotaque paraguaio de chapolin. Imediatamente eu lembrei dos litros que consumi em toda a minha vida, das bebedeiras, dos 70% de teor alcoólico subindo na mente e disse com toda convicção: "Não".
Ela então tardiamente me informou que Absinto não se bebia puro, era loucura (eu já deveria estar num hospício), e que o melhor era queimar um torrão de açúcar e despejar o resultado no Absinto em seguida. Vou provar isso, assim que descobrir onde compro Torrão de Açúcar. Isso pra mim era agrado pra cavalo.

Eu sempre soube que eu não era um cara refinado. "Eu não sei fazer poesia, mas que se f%$*&". Sempre fui meio ogro e cachaça pra mim sempre foi pura no vira vira. Mas para provar que pretendo mudar um pouco essa grosseria compartilharei com vocês receitas de Absinto.

Receitas com Absinto
Dose padrão: 1 colher (sopa) de Absinto puro.
Receita Original

Beba absinto à maneira do século XIX:
2 colheres pequenas de açúcar
1 dose de absinto
Em seguida despeje lentamente água mineral dentro do copo.

Observe o efeito Louche ('uma nuvem dentro do absinto')
este é um efeito lendário - e sutil.


Absinto Tropical

2 cubos de gelo
1 colher pequena de açúcar
2 doses de absinto
complete com água de côco

O Absinto Tropical é bom para um fim de tarde,
assistindo ao pôr-do-sol.


Absinto Cítrico

2 cubos de gelo
1/2 colher pequena de açúcar
1 dose de absinto
complete com suco de laranja puro.

O Absinto Cítrico mistura o sabor ácido da laranja, com o sabor
anisado do absinto, resultando num composto exótico.


Absinto Fresh

Amasse folhas de hortelã num copo
2 cubos de gelo
1 colher pequena de açúcar
1 dose de absinto
água mineral à gosto

Alta refrescância nesta combinação, principalmente se
a Hortelã for fresca.


Absintonic

2 cubos de gelo
1 dose de absinto
completar com água tônica à gosto

Um clássico, só que em vez de Gim você
estará usando absinto!
Ingredientes para Absinto de Verão:
1 colher (chá) de creme de menta ou peppermint chnapps
2 ou 3 gotas de água de flores de laranjeira
1 e ½ dose de Pernod ou outro anis
2 ou 3 gotas de licor de Anisete
1 clara

Como Preparar Absinto de Verão:
Agitar todos os ingredientes na coqueteleira com gelo picado e servir num copo de coquetel.


3 comentários:

  1. Caracassss.... a única pergunta que não me sai da cabeça agora é: onde conseguirei uma garrafa??? rs... fiquei com água na boca.
    A única vez que tomei foi na casa de Thiago Pepino, com Poliana e Léo Ganso, minha despedida para morar no Rio... não lembro muita coisa... mas que estavamos dançando e chorando recordações de etfes, isso eu lembro... kkkkk
    Sobre o torrão de açúcar: não seria aqueles quadradinhos de novela que já estão vendidos em supermercado???
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Vc chegou a preparar algum dos drinques? Queimou o tal torrão de açucar? Ficou bom? (se para ao menos 2 das perguntas acima a resposta for sim, eu quero minha garrafa quase cheia de volta!!! rs)

    ResponderExcluir
  3. Existe uma colher específica para servir absinto com o torrão de açúcar.
    Receita:
    - Coloque sobre o copo vazio a colher e sobre a colher UM torrão de açúcar. Explico já.
    - Derrame lentamente (mesmo) o 'néctar' sobre o torrão e deixe a combinação preencher o copo até:
    1. o cubo de açúcar dissolver;
    2. o copo encher. O que vier primeiro.
    Caso ainda tenha algum açúcar, vc acende um fósforo ou isqueiro e encosta nele. De 5 a 10 segundos já está bom. Derruba o que sobrou no copo. Se flambar coloque rapidamente a palma da mão na boca do copo e feito todo esse ritual, sorva em pequenos goles. Se não vir a fada verde, olha pra baixo e procura pelos gnomos verdes. Hahaha. E se me perguntar, eu afirmo: nunca tomei!!!

    ResponderExcluir