Páginas

terça-feira, 15 de março de 2011

Vamos importar frio!




Muito se tem falado dos exemplos de civilidade advindo da terra do sol nascente. Mas não é segredo que o povo Japonês é exemplo de educação, solidez, personalidade e honra! A semana foi permeada de noticias exemplares em meio a tantos desastres. Carteira devolvida ao seu dono sem faltar um item em meio ao caos. Mesmo com carência de água, comida entre outros itens, não se houve falar de saques ou desordem. Apesar de noticias divergentes acerca da explosão das usinas, não houve revolta contra seus governantes. Ou seja, se o Japão fosse em outro planeta, nós seríamos os alienígenas selvagens, devoradores e irracionais.

Para se ter noção, fui a faculdade ontem a noite assistir minha primeira aula pós vida (férias) e carnaval e faltou luz no campus. Era uma bagunça para lá e pra cá, gente batendo cabeça, informações desencontradas, alunos de falastronice e fanfarronice, até a luz voltar. Imagine se bater um tsunamizinho de leve o que acontece. Corremos feito leminings direto ao precipício.

Na aula, minha professora de Projetos tinha acabado de chegar da terra civilizada, como ela e a personagem da Debora Evelyn (Insensato Coração) dizem. Ela porém não voltara da Europa, mas sim de Nova York. Mesmo desgostoso de ouvir tanto discurso pró-EUA, esculacho do meu país, adoração ao estrangeiro, premonições pessimistas sobre o Brasil e caretas de desejo orgásmico de morar na Big Apple (ela provavelmente é uma eleitora do Serra), ouvi dela uma lebre que me deixou encucado e julguei extremamente pertinente e interessante, e que eu particularmente desconhecia, apesar dela dizer ser uma teoria famosa:

"Nosso país carece de desenvolvimento e civilidade devido a ausência de FRIO".

Isso aí. Não temos um inverno rigoroso, daqueles de cair neve, as ruas ficarem cobertas por 2 metros de gelo, aqueles carrinhos varrendo neve para os cantos, pessoas vestinho peles sobre peles, patinação no lago, fumaça da boca e paisagens como no Canadá, Alasca e outros da família.

De acordo com ela, se tivéssemos um inverno rigoroso teríamos que nos preparar para ele. Teríamos que ter estratégia para sobreviver ao inverno que viria, assim como as formigas. Não haveria acomodação em ser mendigo ou morador de rua, porque quem não tentar mudar de vida, morre congelado nas ruas.

O assunto foi breve, não tive muito tempo para viajar em mais implicações do frio no desenvolvimento de um país, mas depois fiquei ponderando que a maioria dos países desenvolvidos realmente possuem um inverno rigoroso. EUA, a maior parte da Europa, Australia (com seu inverno meio Chileno, Uruguaio, afinal encontra-se mais abaixo do equador que nós), Japão, Canadá e por aí vai. Viaje a vontade. Até mesmo aqui no Brasil, quando pensamos numa região mais civilizada, ordeira e exemplo, pensamos na região sul do país. Frio. Tá vendo?

Mas existe a Argentina, o Uruguai, você provavelmente vai bradar. Mas nenhuma teoria é 100%.

Bom. Pensem nisso. Agora não é porque nunca teremos frio que significa que nunca seremos desenvolvidos, afinal, podemos não ter frio, mas cada ano que passa, a temporada de chuvas é mais cruel, mata muita gente e destrói vários pontos do país. De repente a chuva vai nos doutrinar.

Quem não tem cão, caça com gato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário