Páginas

sexta-feira, 18 de março de 2011

O outro lado - como o Brasil vê os EUA ou a visita do Obama



Em um recente post aqui do Pitaco Publico, tivemos a oportunidade de ver que os americanos encaram o Brasil de outra maneira, com mais respeito e demonstrando maior conhecimento sobre a nossa pátria. O fim de semana será marcado pela primeira visita do presidente Barack Obama ao Brasil: começou com a perspectiva de discurso na Cinelândia, no Rio de Janeiro, promessa de muita interatividade com o povo, e termina com a realização de um evento restrito a poucos no Teatro Municipal da mesma cidade. Dizem que os americanos temem um ato terrorista contra seu presidente, afinal o Brasil é sabidamente um reduto de extremistas islâmicos e anti-americanos violentíssimos.
Descontada essa patifaria do discurso que não vai rolar, outras coisas me chamaram a atenção nessa visita: primeiro todo o aparato pessoal e militar que os americanos levam consigo em cada visita do presidente (tem até cão farejador na bagagem!); segundo, o aparato pessoal e militar mobilizado pelo Brasil para receber o Obama. É restrição de área de voo, trajetos minuciosamente planejados, atiradores de elite nos tetos dos prédios, avenidas inteiramente bloqueadas, caças prontos para decolar a qualquer espirro mal calculado, tudo pra fazer os americanos se sentirem um pouco mais "em casa" (deve ser estranho para eles andar pelas ruas e não ver snipers nos prédios ou militares a cada esquina...)
Meu pitaco: "Yankees, go home!" Não ligo a mínima se é procedimento padrão dos EUA mandar seus próprios seguranças, cachorros e veículos a cada país que o presidente visita, considero isso um desrespeito à soberania dos outros países. É dessa forma que esperamos apoio dos EUA para integrar o Conselho de Segurança da ONU na condição de membro permanente? O presidente deles não discursa em público por causa de terrorismo no Brasil...paranóia tem limites, e a desses americanos já passou da conta faz tempo. Tá na hora de alguém acordá-los pra nova realidade, onde os EUA não passam mais por cima de todos como se fossem baratas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário