Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O clube é do pai rico ou é do Malandrão?


Acredito ser a primeira vez que vou dar pitacos acerca do blog alheio, mas realmente não pude deixar de me manifestar. E olha que acredito eu que vou bater em gigantes. Isso porque depois de blogs de pornografia e de palhaçadas, só outro tipo de tema agrada a maioria: Clubinhos que ensinam macetes para se ter vantagens. Downloads de filmes, séries, programas e demais dicas e macetes são exemplos do que estou falando.

Navegando aqui e ali descobri mais uma modalidade. O blog "Clube do pai rico". Num primeiro momento para os desavisados, o blog pode parecer ser formado por mauricinhos ou playboys formando algum tipo de clã na internet, mas não. O blog faz uma clara alusão ao famoso best seller "Pai rico, pai pobre".

Antes de continuar meu raciocínio, lembro a quem me conhece e informo a quem não me conhece que: SIM, eu trabalho num banco e é óbvio que meus comentários estão permeados de parcialidade. Mas a parcialidade vem em conjunto com o conhecimento de causa.

Mas dando continuidade:

Vale a pena conhecer e recomendo o referido blog a todos. Aparentemente é escrito por pessoas especializadas e balizadas. O blog dá dicas financeiras vantajosas objetivando instruir e educar seus leitores financeiramente afim de que enriqueçam através de boas estratégias econômicas. Mas um post realmente acendeu uma luzinha amarela e motivou minha manifestação pelo nosso humilde pitaco.

O post fala especificamente de uma resolução do Banco Central que instituiu um pacote de serviços essenciais que obriga todos os bancos a abrir conta corrente com isenção total daquela infame mensalidade que tanto chateia todo mundo. O pacote é bem limitado e serve unicamente àqueles que não querem conta pra nada. Só pra receber alguma coisa, fazer dois ou três saques, passar débito a rodo e tirar poucos extratos. Ou seja, alguém que não dará NENHUMA rentabilidade ao banco, exceto justamente o pacote de serviços ao qual querem isenção.

Na minha opinião, os Bancos estão distantes de dar um atendimento de excelência. Também cobram taxas de juros muito elevadas se comparadas a outros países. Os banqueiros estão cada dia mais ricos e os lucros anunciados todo ano revoltam muita gente, inclusive os funcionários mal remunerados, mal tratados, mal treinados e mal reconhecidos. Mas daí a querer usufruir dos serviços do banco e não pagar NADA por isso, pra mim não é educação financeira, é a mais pura MALANDRAGEM e esperteza.

Não se esqueçam que os bancos são formados por funcionários. Há salários, gastos de papeis, telefonia, plásticos de cartões, gastos com correio, luz, computador, manutenção e por aí vai. Até que instituam o contrário, banco não é ONG. Não faz serviço social, embora seja obrigado a ter posicionamento social (paga beneficios, paga tributos, tira cpf, paga IPVA, contas universitárias, visão sustentável e etc). Você quer ser atendido por um funcionário, ter uma central de atendimento, receber extratos, um cartão de débito, folhas de cheque para usar a compensação, ter uma internet funcionando para consultas, máquinas de auto atendimento espalhadas no país e quer que seja de graça!!! (haja exclamação).

Vamos brigar para os serviços melhorarem, vamos nos manifestar para os preços reduzirem, taxas menores e por aí vai, mas embora todos queremos preços justos, ainda existe um preço, por menor que ele seja. Ou você acha que a coca-cola deveria ser de graça!? Ela também lucra milhões, viciam e não são lá um estilo de vida saudável, mas não vejo ninguém fazendo campanha para beber de graça.

Usar os serviços de um banco e não querer dar um real pelo serviço é o mesmo que ficar constantemente baixando filmes para assistir em casa de graça. Você torce pela continuidade do cinema Hollywoodiano, é fã, mas se recusa a pagar por isso. Se diverte as custas de quem paga pelo filme.

Posso ouvir comentários de que falo isso porque trabalho num banco, mas é justamente por isso que posso falar. Tenho base e quem me conhece mesmo sabe que não estou defendendo patrão. Estou defendendo a comida que coloco todo dia na minha mesa. Afinal, já pensou se todo mundo abrisse conta de graça? Como iam pagar meu salário?

Apoio campanha pacote de serviços a R$ 1!!! Agora de graça? Não sou do tipo de tomaria injeção na testa!

2 comentários:

  1. A malandragem então seria do Banco central, pois emite uma resolução permitindo o Cliente essa pratica.

    ResponderExcluir
  2. Senhor malandro Anônimo. O Banco Central não emite resoluções porque é bonzinho ou foi tocado por Jesus no Coração. Se essa resolução foi criada, foi afim de atender demanda dessa cambada de malandro que cito no post.

    ResponderExcluir