Páginas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O verdadeiro merecedor da taça de bolinhas!




Tenho uma proposta muito clara de evitar ao máximo discussões futebolísticas nesse blog. Porém quando aparece um tema onde pode ser exercitada minha imparcialidade ou então minha capacidade de relativizar, fico tentado a dar o meu pitaco.

O que é a Taça de Bolinhas? A Copa Brasil, popularmente conhecida como Taça de bolinhas, é um troféu criado em 1971 para premiar o primeiro clube do Brasil a vencer o Campeonato Brasileiro de Futebol três vezes seguidas ou cinco vezes alternadamente. Foi criada pela entidade máxima do futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Os envolvidos no interesse de papar a taça para seu respectivo clube:

São Paulo Futebol Clube
1977 - Campeão Brasileiro
1986 - Campeão Brasileiro
1991 - Campeão Brasileiro
2006 - Campeão Brasileiro
2007 - Campeão Brasileiro
2008 - Campeão Brasileiro

Clube de Regatas do Flamengo
1980 - Campeão Brasileiro
1982 - Campeão Brasileiro
1983 - Campeão Brasileiro
1987 - Campeão Brasileiro
1992 - Campeão Brasileiro
2009 - Campeão Brasileiro

Logo, com tudo que foi explicitado acima, está mais do que na cara que a famigerada taça deve ir diretamente para a sede do:

SANTOS FUTEBOL CLUBE

É isso aí. Segue abaixo títulos do clube santista reconhecidos oficialmente pela CBF:

1961 - Campeão Brasileiro
1962 -Campeão Brasileiro
1963 -Campeão Brasileiro*
1964 -Campeão Brasileiro*
1965 -Campeão Brasileiro*
1968 -Campeão Brasileiro
2002 -Campeão Brasileiro
2004 -Campeão Brasileiro

* Campeão Invicto!

Não meus amigos. Antes que vocês vociferem de ódio achando que sou Santista. Longe disto. Apenas resolvi estudar os fatos e enxerguei algo que está ao alcance de qualquer um e simplesmente o óbvio. O Santos cumpriu os dois requisitos para ser dono da Taça de Bolinhas. Foi campeão três vezes seguidas (61, 62 e 63), e o primeiro pentacampeão brasileiro (O São Paulo só foi em 2007 e o flamengo apenas em 1992 - devido ao reconhecimento de 87 ter sido essa semana).

Portanto se o reconhecimento tardio da CBF vale para o flamengo entrar na justiça e requerer a taça de Bolinhas, tendo inclusive o juiz deferido o pedido, se o Santos entrar na briga, não há o que se discutir.

O que não saberia responder e fico me indagando é: Porque o Santos não entra na briga? Porque isso não aparece na mídia? Como nunca ninguém percebeu o óbvio?

Agora na boa, se dessem essa bendita taça logo ao Santos, acabava com essa novela mexicana fedorenta que já tá enchendo o saco!

4 comentários:

  1. Muito bom texto, e de raciocínio mais lógico que o senso comum da imprensa, que insiste em discutir se SPFC ou CRF devem manter a posse da taça. Essa é só mais uma trapalhada da CBF, criou uma taça com critérios que já premiavam um clube...minha sugestão: altere-se o critério para a entrega da famigerada taça: o primeiro clube a conquistar 10 torneios nacionais (Brasileiros e Copa do Brasil) fica com o caneco, ou ainda entreguem cada "bolinha" aos clubes já campeões nacionais...rs

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo...
    Apesar de ser santista, não concordo com esta teoria.
    O Santos não poderia ficar com um troféu que nem existia quando o time teve as tais conquistas.
    Se o troféu foi criado em 71, ele vale a partir de 71. Nõ tem como ser retroativo.
    Já pensou se Portugal viesse aqui reivindicar as nossas 5 Copas do Mundo já que antes de sermos Brasil, fomos colônia portuguesa?

    ResponderExcluir
  3. Thiago tem razão. O raciocínio é lógico. Mas as regras da premiação não previa isso. Óbvio que não previa porque a CBF não reconhecia os títulos na época.
    Mas seria uma excelente solução para resolver esse impasse.

    Agora o argumento de Portugal,..., colônia,... (hunf!)... eu realmente não alcancei o raciocínio!

    ResponderExcluir
  4. É claro que o Fadul ia gostar, mas a taça foi criada em 71, ou seja, o Santos ja tinha ganhado tais títulos, portanto, talvez, todavia é cronológicamente impossível tal reconhecimento. Vale lembrar que no Torneio Roberto Gomes Pedrosa(antigo campeonato nacional) para ser campeão eram disputados 4 ou 5 partidas, algo fácil para Pelé e cia.......

    ResponderExcluir