Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

"Tá tudo dominado!"


Aproveitando a ausência temporária do meu amigo Luciano, vou tratar de um assunto que me comprometi a não falar nesse blog, sem correr o risco de deixar o quadro de colaboradores do Pitaco Publico...rs. O assunto hoje é futebol. Vem chegando aí a Copa América, em seguida ainda rola um mundial sub-20 e vemos nossos clubes sendo esvaziados com convocações para representar o país e desesperar os torcedores. Uns mais, outros menos, de acordo com a fase que o clube atravessa, mas a verdade é que todos sofrem, sofreram ou sofrerão algum tipo de prejuízo nos campeonatos que disputam em virtude da seleção brasileira. Como solicitar à CBF que corte determinados atletas alegando prejuízo ao clube, se o sonho de qualquer jogador de futebol é servir ao seu país? 
Não é de hoje que se critica o calendário do futebol brasileiro, justiça seja feita, progressos significativos já aconteceram. Geralmente, o pedido mais recorrente é um alinhamento ao calendário europeu, com o fim das temporadas ocorrendo no meio do ano, para evitar a saída de craques brasileiros no meio das nossas competições, através das famigeradas "janelas". Sem dúvidas, não ter um album de figurinhas do Campeonato Brasileiro atualizado do começo ao fim do torneio é decepcionante, mas acredito que outro alinhamento ao calendário europeu seja ainda mais urgente.

Meu pitaco: o maior problema hoje do calendário brasileiro são os estaduais. Comparando aos principais países do futebol europeu, verifica-se que NENHUM deles possui um campeonato estadual. Evidentemente, o Brasil é um país de proporções continentais, e tal fato deve ser levado em consideração. Mas ainda assim, acredito que só o fim dos estaduais pode nos proporcionar uma pré-temporada decente, o respeito às datas FIFA, um Campeonato Brasileiro disputado ao longo de TODA a temporada, em paralelo a uma Copa do Brasil disputada por todos os principais clubes e uma Taça Libertadores igualmente, sem a idiotice de penalizar o clube que disputa o torneio continental não poder disputar o mata-mata nacional. É bem capaz que sobrariam até algumas datas para excursões pelo mundo e, consequentemente, mais dinheiro no caixa dos clubes. Os estaduais poderiam ser disputados pelo clubes do interior como uma espécie de "eliminatórias" para as fases mais agudas da Copa do Brasil.
Outra mudança que acredito ser importante é o fim da submissão às emissoras de televisão, que DETERMINAM o dia e horário de qualquer partida que quiserem. Trata-se de um enorme desrespeito ao torcedor, um enorme desestímulo para quem quer ir aos estádios. Agora tem jogo até às 21h00 no sábado! Isso não é sério, é palhaçada. Como não dá pra esperar que parem de passar novelas, seria essencial negociar com outras emissoras de televisão os direitos de transmissão, algo que passou muito perto esse ano, mas não ocorreu. Com todos os clubes de pires na mão, não dá pra negociar nada vantajoso, ainda mais quando oferecem antecipação das míseras quotas de transmissão, os dirigentes vão babando pra assinar qualquer coisa, e depois o otário do técnico ainda tem que tentar explicar sua posição nas coletivas sobre os horários das partidas, sobre os desfalques em virtude das seleções principal e de base, sobre as iminentes saídas dos nossos jovens talentos...
O problema do Brasil é que supostamente temos muitos times "grandes", e os estaduais são vitais nesse sentido, alimentam essas massas todas que, do contrário, veriam ao fim de cada temporada apenas 2 clubes levantarem taças (o Brasileiro e a Copa do Brasil). Mas não dá mais pra se enganar: os estaduais não preparam nenhum clube pra nenhuma competição, e ainda costumam iludir muita torcida por aí. Tanto é que sempre que começa o Brasileiro, escuta-se que temos uns 10 favoritos (entre eles, os campeões estaduais), e no fim, vamos campanhas pífias ou clubes correndo pra todos os lados buscando contratações bombásticas para reforçar o elenco e evitar o vexame maior do rebaixamento. Com vontade, organização e respeito aos clubes, dá pra montar um calendário decente e mais parecido com os europeus. Torço que essa mudança comece após 2014, quando rumores indicam que a cadeira de presidente da CBF pode ficar vaga...

Nenhum comentário:

Postar um comentário