Páginas

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Camelotagem ou Financiamento do crime?

Recentemente tive contato por intermédio de um amigo, a um grupo peculiar no Facebook: Camelotagem. No início e por tratar-se da indicação de uma pessoa de confiança, gostei da idéia do grupo. Um espaço democrático onde pode-se anunciar de tudo a todos e o principal, de graça. Há algumas regras lógico, afim de evitar a anarquia e o mau uso da ferramenta, mas no geral é bem simples e funcional. 

Tanto gostei que anunciei uma das pulseiras que minha esposa faz, só pra sentir como funcionava o processo. 

Posteriormente, verificando como estava a audiência do anúncio que coloquei percebi que é uma ótima ferramente na verdade para quem quer comprar. Há uma demanda absurda de coisas a vender e o principal do negócio é que são preços realmente módicos e populares. Camisas oficiais de times (que foram compradas no tamanho errada) por valor muito abaixo das lojas, videogames a valores atrativos também (sejam novos ou usados), celulares aos mil, bicicletas, até mesmo combos de comida japonesa. Um mar de excelentes oportunidades. Um paraíso para quem gosta de aproveitar boas oportunidades (pressa, emergência ou aperto financeiro dos outros) e fazer uma boa compra, seja para usufruir ou para revender.

Mas foi essa pluralidade e atratividade das ofertas que me fez abrir os olhos, ser mais detalhista e notar um ponto interessante: Haviam perfis muito suspeitos (não pela aparência, que não sou de julgar isso), vendendo produtos suspeitos. Explico: 

Perfis de jovens (parecendo até menores de idade) que anunciavam produtos muito diversos e suspeitos, como relógios caros (de R$ 400 a até R$ 1000), bicicletas e principalmente uma boa gama de celulares. Posso estar errado, mas a simples suspeita me fez acender uma luz amarela e imediatamente retirei meu anuncio e me desliguei do grupo.

Para mim, apesar de bem intencionado e da idéia ser brilhante e democrática, para variar algumas pessoas subverteram a iniciativa e o grupo no facebook virou uma excelente bolsa de mercadorias roubadas. O que antes era negociada nas esquinas das ruas movimentadas com tipos suspeitos te abordando e oferecendo discretamente relógios migrou para a cheia de oportunidades "Rede Mundial de Computadores". 

De maneira ainda bem mais fácil e anônima, basta criar um perfil qualquer e confiável e começar a "corretar" na internet. É mais difícil de ser detectado ou preso em flagrante, tem toda uma carapuça de legalidade, basta vender, combinar um local, receber a grana e acabou.

Posso estar errado no que tange os perfil que desconfiei ou que me levantaram as suspeitas, mas acho MUITO difícil eu estar errado quanto a haver pessoas fazendo isso em grupos de Camelotagem. Procurando mais no Facebook depois descobri que existem Camelotagens em vários estados. Camelotagem MG, Camelotagem SP e outras variações.

Longe de mim jogar um balde de água fria numa iniciativa tão legal, mas a função desse post é só aconselhar um maior cuidado com essa negociação, afinal você não sabe quem vai encontrar e como vai se encaminhar a negociação do que for comprado no grupo. Da mesma maneira que se temia comprar um relógio roubado numa esquina e ser roubado na outra, você pode estar indo comprar algo que na verdade vai ser tomado de vocÊ logo adiante.

Mas a verdade principal que quero fomentar com esse blog é para tomar cuidado em não estar financiando e incentivando o crime. Se realmente tornar-se tão fácil atravessar mercadorias roubadas, qual bandido não vai querer entrar nessa onda?


Cuidado, você nunca sabe quem vai lá te "atender" quando você for buscar sua compra feita em Camelotagem Virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário