Páginas

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Diário de uma Cirurgia

Em meados do ano passado tomei a decisão de me submeter a tal da cirurgia bariátrica.

O início do ano chegou e não há época melhor para por em prática resoluções mudanças de vida. Ao mesmo tempo que dei inicio ao processo, fiquei pensando em criar um blog para reportar os avanços e o processo dessa cirurgia. Acredito que possa ser útil a quem pensa em fazer e como fazer.

Mas desisti de montar um blog novo. Tenho meu mimo que é o "Pitaco Público" e é ótimo ter um blog que não obedece editoria e muito menos depende de acessos ou publicidade. Aqui publico o que quero, como quero e do jeito que quero. E o principal. Ele é público e está aberto a participação de quem se propôs a ler.

Então vamos começar...

Moro agora em Minas Gerais. Decidi fazer a cirurgia por conta de um amigo no Espirito Santo que fez ano passado e deu super certo. É claro que um grande motivador foi fazer todo o processo pelo meu plano de saúde. A título de conhecimento, todas as cirurgias que busquei no particular, cobravam em média de 10 a 15 mil reais. E não estou falando dos exames e consultas pré-operatórias, que não são poucas.

Seguindo e fazendo tudo pelo plano, encontrei apenas o doutor Rodrigo Fabiano, que vai conduzir meu tratamento pelo hospital Madre Teresa em Belo Horizonte.

Observações sobre o hospital. No que diz respeito a espera do atendimento e/ou espaço físico das instalações, não há nada diferente de um hospital público. No dia da minha consulta aguardei 1h30m para ser atendido. Isso porque marquei uns 20 dias antes, e remarquei nas semanas subsequentes. Explico. Quando resolvi marcar a consulta na primeira semana de dezembro, só tinha dia para fevereiro. Mas eu fiquei ligando toda a semana e fui antecipando, antecipando, antecipando e aí consegui marcar no dia 07 de janeiro.

Mas depois de falar os pontos negativos do hospital, é hora de me render ao que me fez gostar e manter os atendimentos lá. O hospital FAZ PRATICAMENTE TUDO que é necessário para a cirurgia. Tudo se resolve lá dentro. Mas vou falar melhor disso quando detalhar os exames e consultas necessários para a cirurgia.

Na consulta com o cirurgião, ele me sabatinou com muitas perguntas pertinentes. Hábitos alimentares, quanto tempo estou com sobrepeso, quais foram as medidas tentadas para reduzir a obesidade, entre outras perguntas. No fim ele me pesou e mediu altura. E sem nenhuma surpresa, tive a indicação clínica para fazer a cirurgia.

Apesar de 99% dos meus amigos dizerem não ver em mim essa necessidade da cirurgia, mediante a indicação clínica, resolvi ao menos dar prosseguimento. Principalmente pelo fato de que vou me consultar com: Cardiologista, nutricionista, endocrinologista, psicólogo e pneumologista. Fazer exame de Polissonografia (exame do sono), sangue, urina, endoscopia e ultrassom do abdômen. Com tantos exames e médicos assim envolvidos, se não for para fazer a cirurgia, alguém vai falar. E antes que alguém pense em médicos mancomunados um com o outro, os dois principais médicos, eu não marquei nas indicações do cirurgião. Marquei por fora, aleatoriamente. Que foram o psicólogo e o nutricionista.

Saí de lá com dezenas de papeis e uma maratona de exames e consultas.

Vou ficar por aqui para não me alongar no post, mas nesse momento já fiz a consulta com o psicologo, a polissonografia, sangue, urina e endoscopia.

Não quero que isso vire uma série de post's médicos, então mais pra frente vou postar o que for relevante.


Deixo registrado meus dados no momento da decisão da cirurgia:
114kg
1,68m
IMC: 40,3 (limite da obesidade mórbida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário