Páginas

domingo, 12 de junho de 2011

Post do imposto!


Consegui finalmente parar e ler o debate que meu amigo Luciano vem tentando travar com o "clube do meu pai é rico", e gostaria de entrar nessa seara (legal, sempre quis usar essa palavra!) falando sobre outro tema polêmico que mexe no bolso do consumidor: os impostos. Na sexta 10/06 foi veiculado no Jornal Nacional uma matéria onde repórteres no RJ e em SP acompanharam por 30 dias os gastos de 2 famílias, sempre orientando a pedir nota fiscal em qualquer situação, para, ao final do período, ponderar sobre o percentual de impostos pagos nas mercadorias. Evidentemente, ao fim da reportagem, muitas caras surpresas quando o apurado foi que cerca de 1/3 do valor que pagamos nas mercadorias seria de impostos recolhidos ao Estado. O especialista em tributação presente deixou claro e explicíto às famílias: "se não tivessem os impostos, voces teriam economizado R$ x do seu orçamento". Logo em seguida, na mesma reportagem, foi falado que uma das famílias teria deixado de recolher R$ x em impostos porque a padoca da esquina não trabalhava com notas fiscais...
Será que foi só eu que fiquei confuso com a matéria? Bom, seria muita ingenuidade de minha parte esperar uma tomada de postura por parte das Organizações Globo acerca de QUALQUER assunto onde o "bem" não esteja devidamente sinalizado com infinitas lâmpadas (desde que não contribua para o fim do planeta, senão a Globo não pode apoiar publicamente...). O problema seria pagar os impostos ou não exigir a nota fiscal e deixar de recolhe-los? Acho que no caso, podemos evocar o "clube do meu pai é rico": afinal, a família não teve nenhum ganho ao não recolher os impostos, o preço do frango na padoca não seria maior com a nota fiscal, quem saiu no lucro foi o dono da padaria. Então, os termos utilizados na reportagem são esclarecedores. Ao pagar os impostos, voce deixa de economizar, ao não paga-los, voce deixar de recolher, voce contribui com a sonegação. Resumindo, acredito que a matéria foi muito infeliz, e prestou um enorme desserviço à sociedade, ao demonizar ainda mais a tributação, que já é devidamente mal vista pelo "clube do meu pai é rico" e afins (em São Paulo tem até um "impostômetro" na rua, que atualiza em tempo real a arrecadação anual pelo país!).
Meu pitaco: o problema não está ao pagar impostos, mas sim na forma como estes vem sendo revertidos em serviços a população. São nossos impostos que possibilitam a manutenção de hospitais, escolas, polícias, bombeiros e demais serviços públicos que o Estado tem por dever propiciar aos cidadãos. Concordo com o Luciano quando disse que deve-se lutar por melhorias dos serviços bancários, e não buscar isenção de tarifas. A lógica é a mesma nos impostos. Até quando ouviremos demagogos da política e imprensa reclamando da alta carga tributária do país, fazendo contas do tipo "voce trabalha x dias da semana só pra pagar os impostos" ou "a partir de maio voce começa a trabalhar pra voce, porque até abril foi só pra pagar os impostos"? O foco é outro pessoal! Temos que reclamar, e muito, da qualidade dos serviços que nos são oferecidos, lutar por educação pública de qualidade, serviços de saúde eficazes, estradas e ruas sem buracos e bem sinalizadas, policiamento íntegro e servindo à população. Já pensou se os 500, 600 reais que cada um economizasse por não pagar impostos tivesse que abarcar educação, saúde, segurança e manutenção dos buracos nas ruas? Alguém acredita mesmo que daria pra fazer isso sozinho, dar conta de tudo isso pra voce e sua família? Só se seu pai for rico mesmo...

6 comentários:

  1. Você chegou na frente. Quando assisti a matéria pensei em escrever sobre ela. Mas escreveria a mesma coisa que você.

    Clube do meu pai é rico foi ótimo! É uma boa dúvida. Será que eles fariam matéria influenciando lojistas a sonegarem ou famílias a pedir nota fiscal? Acho que qualquer opção é boa, o importante para eles é levar vantagem em cima dos outros! Vovó ensinou assim.

    ResponderExcluir
  2. Mandou bem, Fadul...

    ResponderExcluir
  3. Para efeitos estatísticos, segue o Ranking Carga Tributária Bruta 2007 , fonte: Portal TCU.
    Noruega 58,6%
    Suécia 56,3%
    Dinamarca 55,4%
    Finlândia 52,5%
    depois segue com França, Itália, Alemanha, Portugal, Reino Unido, Espanha, Israel, Irlanda, Nova Zelândia, BRASIL (34,29%).

    Ou seja, "O foco é outro" mesmo!! Não encontramos relatos que nos 4 países lideres desse ranking alguém: passe fome, não tenha onde dormir, não tenha serviços médicos adequados,ou qualquer um dos direitos socias constitucionais.
    Como ouvi certa vez de alguém que morou num desses países e obteve, para sobreviver, toda especie de amparos, até um flat para morar: " nesses países a população não TOLERA o descaso por parte do governo", " é inadmissível alguém morrer de fome".
    Qual o problema de pagar 50% de impostos e ter tudo garantido, tendo que gastar somente com Alimentação, Vestuário, e dividir gastos de Lazer e Transportes ?

    ResponderExcluir
  4. Fadul, gostaria muito de poder concordar com voce mas a realidade é bem diferente. Mas me diga, não é demagogia falar em cobrar melhores serviços públicos num país como o Brasil, onde nada funciona? Me diga como fazer isso sem receber cacetadas e spray de pimenta na cara que eu faço ... Aqui a questão não é nem melhorar os serviços públicos, a questão é TER serviços públicos. Aqui em São Paulo ainda temos algum tipo de serviço público decente e eficiente... mas se tivermos uma visão mais ampla, veremos que em muitos lugares não temos nem o mínimo necessário não é? Quando voce da o exemplo do frango que teria o mesmo valor sem ou sem nota, que o único que ganharia é o dono da padaria, eu me vejo no lugar. Não vamos esquecer que o dono da padaria também é cidadão, e também é consumidor. Eu mesmo pago uma quantia ESTRATOSFÉRICA de impostos na minha loja, e ainda sofro achacamento de todos os tipos de fiscalizações que voce quiser imaginar, e acredite mesmo andando na linha, eu e muitos outros não temos opções. Aí me vem a cabeça, qual é o grande incentivo que eu tenho ao pagar tantos impostos? Eu pago ao comprar, pago ao vender e não recebo nunca nada de volta. Pagar impostos é bom sim, mas não no Brasil que é a terra de ninguem. Infelizmente eu já tive experiencias suficientes pra saber que o GOVERNO no Brasil só serve para sugar. Solução eu não tenho, mas tenho minha opinião, pagar os impostos aqui não nos dá vantagem alguma!!

    ResponderExcluir
  5. Caro Simon, eu mantenho minha posição, mas respeito a sua. Evidente que reivindicar melhoras (ou, sob o seu ponto de vista, a criação de serviços públicos) não é fácil num país como o Brasil. Ainda assim, não acredito que seja culpa da polícia que manda spray nas caras dos manifestantes o fato de não protestarmos mais (me refiro ao brasileiro em geral). Repito a minha posição: o problema não é o pagamento dos impostos, mas sim a sua correta reversão em serviços públicos. Na minha opinião, um debate sobre o pagamento de impostos só contribui para desviar o foco dos reais problemas, foi isso que tentei passar no texto. Os impostos não serão extintos, acho que só nos resta lutar por serviços compatíveis com a carga tributária...

    ResponderExcluir
  6. Um bom começo para melhorar o investimento dos impostos seria: TODO cargo eletivo seria OBRIGADO a utilizar o serviço PÚBLICO de saúde e as escolas PÚBLICAS para seus filhos. Ai eu quero ver o Tiriri dando entrada no Miguel Couto com a ziquizira que ele teve. Já pensou o falecido José Alencar? Só teria feito uma cirurgia e caixão e vela preta para ele.

    ResponderExcluir