Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cães Raivosos da ignorância!


Tive que reproduzir o texto abaixo. Nem recomendar o Link era o suficiente, de tão claro e forte é o texto. 
O Colunista tem TOTAL razão no que diz e realmente muita gente de internet deveria se envergonhar.

Mas tem um detalhe. Sou honesto comigo mesmo o suficiente para saber que se o caso acontecesse com Fernando Henrique Cardoso, talvez eu seria um dos que encabeçariam uma campanha para que ele fosse se cuidar do SUS esquecendo completamente o ser humano por trás do político. Esse foi meu pitaco sincero!

Folha.com
30/10/2011 - 11h09
O câncer de Lula me envergonhou
DE SÃO PAULO

Senti um misto de vergonha e enjoo ao receber centenas de comentários de leitores para a minha coluna sobre o câncer de Lula. Fossem apenas algumas dezenas, não me daria o trabalho de comentar. O fato é que foi uma enxurrada de ataques desrespeitosos, desumanos, raivosos, mostrando prazer com a tragédia de um ser humano. Pode sinalizar algo mais profundo.

Centenas de e-mails pediam que Lula não se tratasse num hospital de elite, mas no SUS para supostamente mostrar solidariedade com os mais pobres. É de uma tolice sem tamanho. O que provoca tanto ódio de uma minoria?

Lula teve muitos problemas --e merece ser criticado por muitas coisas, a começar por uma conivência com a corrupção. Mas não foi um ditador, manteve as regras democráticas e a economia crescendo, investiu como nunca no social.

No caso de seu câncer, tratou a doença com extrema transparência e altivez. É um caso, portanto, em que todos deveriam se sentir incomodados com a tragédia alheia.

Minha suspeita é que a interatividade democrática da internet é, de um lado, um avanço do jornalismo, e, de outro, uma porta direta para o esgoto do ressentimento e da ignorância.

Isso significa que um dos nossos papéis como jornalistas é educar os e-leitores a se comportar com um mínimo de decência.

Gilberto Dimenstein, 54, integra o Conselho Editorial da Folha e vive nos Estados Unidos, onde foi convidado para desenvolver em Harvard projeto de comunicação para a cidadania.

Um comentário:

  1. Quando li esta reportagem na folha, e como sempre faço , li também os comentários abaixo, e foram tantos, e o que impressiona é que a internet realmente ta virando um vaso sanitário pra tanta "mer.." , um ódio repremido, que no anonimato largam para extravasar suas magoas e frustrações. Não só neste caso, mas em tantos outros, muitas vezes me divirto com tais comentários , mas muitas vezes me revolta essa mania de brasileiro reclamar de tudo. Claro somos um país corrupto, mas quem não é? O ser humano é corrupto por natureza, e atire a primeira pedra quem nunca baixou uma musiquinha grátis na internet, sem pagar seus devidos direitos autorais, ou quem não pegou uns clipes em seu trabalho e levou pra casa e assim por diante...? Infelizmente o ser humano é assim, imperfeito. Não estou dizendo que não devemos exigir menos corrupção na política, mas massacrar uma única pessoa, culpando por toda corrupção do Brasil é burrice. Agora voltando ao foco da questão certamente alguém da oposição , como sempre estavam nos seus 8 anos de governo vigiando toda e qqer ação de Lula, lançaram a campanha e o povo como sempre entrou na onda. Agora um comentário q li e achei perfeito : “Se vcs quisessem melhorar o SUS, lançariam uma campanha exigindo que TODOS agentes públicos, políticos fossem obrigados a se tratar lá. Mas como são hipócritas, mal intencionados e estão se lixando pro SUS e pro povão, miram apenas em Lula.”

    ResponderExcluir