Páginas

domingo, 2 de outubro de 2011

A França e sua herança!

Li algumas curiosidades interessantes acerca da cultura francesa e que geraram heranças inusitadas na nossa cultura:

Maio mês das noivas: Os franceses de 1600 a 1700 não tomavam banho durante o inverno por causa do frio, inclusive se abanavam ainda assim para expulsar o mau cheiro. O primeiro banho era tomado em maio. Logo no decorrer de maio e junho quando o cheiro ainda era aceitável realizava-se os casamentos.

Buquê: Ainda assim para disfarçar os odores das partes íntimas, as noivas usavam um buquê de rosas junto ao corpo.

Velório: Durante as festas era costuma beber cerveja ou uísque num copo de estanho, que muitas vezes oxidava e induzido pela mistura do álcool com o óxido de estanho levava o indivíduo a um tipo de narcolepsia (sono tão profundo que as vezes é confundido com a morte). Por isso, sem saber se a vítima está realmente morta, o corpo era colocado na mesa da cozinha e as pessoas comiam e bebiam durante alguns dias para ver se o morto acordava ou não.

Agora o mais legal:

Sem muito espaço nos cemitérios, os franceses tinham que "reciclar" caixões quando não havia espaço para um novo morto. Então desenterravam um corpo antigo e esvaziava o caixão. Mas eles começaram a perceber que havia marcas de arranhões por dentro dos caixões significando que o indivíduo havia sido enterrado vivo.
Para remediar a situação, enterravam o morto, mas amarravam uma fitinha no seu pulso e ligavam até uma sineta na superfície. Se o sujeito não estivesse morto, acordava e tocava o sino. Aí um coveiro de plantão ia lá e desenterrava o pobre coitado.


Daí a expressão "Salvo pelo gongo!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário