Páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Lei Seca X Twitter!

Acho que é a primeira vez no Pitaco Público que vou escrever sobre um tema onde literalmente não sei o que pensar! Blitzes de Lei Seca versus Twitter!

De um lado do ringue temos um programa aparentemente responsável e bem intencionado do Governo que prevê inibir os motoristas que dirigem embriagados se colocando e colocando os outros em risco. Até hoje, pelo menos eu, nunca ouvi falar de propina ou carteirada nas blitzes da Lei Seca. Não que de uma hora para outra nossos amigos de farda resolveram seguir a doutrina da honestidade, mas na verdade é porque todas as ações são filmadas e arquivadas. Daí acho que vem o medo e o lobby para as viaturas policias insistirem em não cumprir a justiça e não vir com câmeras instaladas. Mas isso é outro Pitaco.

Do outro lado temos cidadãos descontentes e discordantes de tal medida e que muito inteligentemente aproveitaram-se da tecnologia e criaram um twitter que compartilha informações acerca da localização das blitzes da lei seca. Vale a pena ressaltar que da sua criação até hoje, o serviço também incluiu no seu portfolio avisar sobre deslizamentos, chuvas, engarrafamentos, arrastões, veículos roubados e outras informações sempre importantes para quem está no trânsito, e que foi merecedor de uma honraria ano passado naquele período trevas das chuvas no Rio de Janeiro.

Sou a favor da Lei Seca. As estatísticas comprovam a queda nos acidentes provocados por excesso de bebida. A não corrupção também conquistou minha simpatia, e mostra que quando querem, conseguem fazer a coisa direito. O principal fator que me leva a ser partidário da Lei Seca é que não estou afim de esperar acontecer uma desgraça comigo ou com alguém que gosto para virar adepto. A Lei Seca também me deixou disciplinado, graças ao meu cagaço de ser fichado na polícia. Pois me conheço, não sou irresponsável de dirigir completamente embriagado, mas tinha confiança de dirigir tendo bebido alguma coisa, e sabemos que mesmo depois de pouca bebida, nossos reflexos ficam alterados, mas o excesso de confiança infelizmente não...

Mas sou a favor também do Twitter da Lei Seca. As pessoas tem direito ao livre arbítrio, a defender suas convicções e de boicotar e denegrir tais ações do governo. Os motivos, citarei abaixo quando falar o que sou contra nesse programa do governo. Mas também sou a favor deles porque o limite de bebida permitida chega a beirar o ridículo. Uma tulipa de chopp ou um copo pequeno de uma bebida quente é o suficiente para arrancar de você a virgindade criminal (você não será mais réu primário) e dar um prejuízo de mais de R$ 900. Eu sou defensor de aumentar esse limite para algo dentro do bom senso. Além disso, as pessoas são diferentes uma das outras no que diz respeito a resistência a bebida. A quantidade de bebida suficiente para embriagar o Jô Soares é muito diferente da quantidade para embriagar o Pedro Cardoso (Agostinho da Grande Família) por exemplo. A mesma coisa acontece com a embriagues de um jovem e a embriagues de uma pessoa de maior idade. Isso torna a lei injusta.

Só que sou contra a Lei Seca também. Por um simples motivo. Seria só a favor se eu houvesse PLENA, reiterando: PLENA certeza de que os recursos angariados das multas da Lei Seca são direcionados para uma politica do bem. Investimento em hospital, escola ou até mesmo nas estradas. Mas você anda em estradas esburacadas, mau sinalizadas, corre o risco de se acidentar (tanto quanto dirigir embriagado) e o máximo que o governo faz é colocar mais pedágio e radar. Além disso pudemos ver nas últimas eleições como a Lei Seca foi moeda de voto. O que não faltou foi político se elegendo porque teve alguma coisa a ver com o projeto. Só de autor, acho que teve uns 297. Colaboradores 3.499. Co-autores 57.889. E por aí vai em Progressão Geométrica.

E para finalizar o que me coloca contra o Twitter da Lei Seca é simplesmente os maus usuários. As pessoas que realmente beberam tanto que comprometem sua capacidade de dirigir, não são pegas nas blitzes e podem provocar acidentes e tragédias na próxima esquina. Infelizmente todos sabemos que elas existem, coladas aos seus smartfones plugados na internet atentas às twittadas denunciando onde estão sendo montadas as operações. É igual aquela coisa de comprar produto pirata e/ou drogas e/ou produtos roubados. Financia a arma e a bala pro marginal matar seu amigo ali na esquina. O Twitter da Lei Seca desvia das autoridades potenciais assassinos das pessoas que você gosta e se importa.

Mas vale a pena deixar claro que não estou ponderando o belíssimo serviço feito pelo "Twitter Lei Seca" no que diz respeito a denúncias de violência, congestionamento, carros roubados, tragédias naturais, acidentes variados e muitas outras informações de utilidade pública. Esse post restringe-se somente ao que diz respeito a Lei Seca.

Daí (conforme avisado) volto a estaca zero e ao que escrevi no inicio desse post. Não consigo ter um pitaco definido sobre essa briga. Gostaria muito de ver um recorde de participações dos nossos leitores e que cada um comentasse de que lado está ou se dividem a dúvida assim como eu.

Quem está certo? Quem está errado?


Além dos comentários participe da enquete a esquerda. Vamos ver se as pessoas tem opinião formada sobre o tema. Vamos computar os votos durante 30 dias a partir de hoje! Compartilhe, fale com os amigos. Vamos colher o máximo de opiniões possíveis!

Um comentário:

  1. Sem leis severas o povo brasileiro não obedece o básico. Antes só aprendia quando doía no bolso, agora o buraco é mais embaixo.

    ResponderExcluir