Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

PitaCultura: "A minha versão do amor"


Como decidi passar o feriadão da páscoa em São Paulo, pensei em dar uma olhada nas estreias do cinema e fazer algo que valesse a pena no fds. Um filme me chamou a atenção pelo nome: "A minha versão do amor", a principio parece um nome pretencioso, mas se formos pensar bem, é bem direto e até modesto. No elenco, tinha o ator Paul Giamatti, o que considero um ponto positivo. É um ator com um perfil meio de personagem fracassado, "perdedor", mas engraçado e carismático ao mesmo tempo. Salvo um "Almas a venda" aqui e acolá, seus filmes costumam ser muito bons. Decidi morrer uns 20 reais num ingresso inteiro e conferir o tal filme. Que dinheiro bem gasto! Ótimo o filme, um misto de humor, humor negro, drama e romance em perfeito equilíbrio. A personagem de Paul Giamatti é perfeita: passa o filme inteiro bebendo, fumando charuto, quando não os 2 ao mesmo tempo, meio rabugento, impaciente, mas tão intenso, tão sincero...como bonus, ainda tinha Dustin Hoffman hilário como pai de Giamatti.
O filme basicamente relembra a vida de Barney Panofsky (Giamatti) através de seus 3 casamentos. Passagens hilárias, momentos de intensa amizade, amor, coragem, enfim, dificil descrever o filme, não quero estragar o programa de quem se interessar em assisti-lo. Só uma pitadinha: qual a chance de se conhecer a mulher de sua vida na festa do seu próprio casamento? Evidentemente, a tal mulher não era a noiva... garanto que quem assistir o filme vai dar muita risada, se emocionar e quem sabe até chorar. Impossível ficar alheio ao personagem de Giamatti, um cara normal como qualquer outro e ainda assim tão diferente de todos.
O grande charme do filme, na minha opinião, é mostrar como o amor, o verdadeiro amor, se percebe nos pequenos detalhes, nas coisas mais banais e corriqueiras, ao contrário do que às vezes imaginamos. Ficamos pensando que uma grande prova de amor seria, por exemplo, botar uma faixa num avião e mostrar pra cidade inteira que se ama determinada pessoa, quando uma situação cotidiana pela qual passamos batido durante o dia pode significar muito mais nesse sentido. A tradução do título do filme para o português foi brilhante nesse sentido, perfeita para descrever que trata-se da opinião/visão de Barney sobre o que seria o amor para ele. Um filmasso que recomendo a todos sem medo de errar. Estreou na sexta-feira 22/04 em São Paulo, vale a pena ir atrás onde quer que voce esteja. Não se deixe levar pelo título, está longe de ser mais uma comédia romântica americana sem graça. É um filme sensível e divertido, entretenimento de qualidade ao alcance da maioria. Vale a pena!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário