Páginas

terça-feira, 24 de maio de 2011

A sacola plástica é mesmo a vilã?

Hoje vamos um post sustentável. Estava eu a fazer minha caminhada diária (comecei hoje) aproveitando o exercício para dar uma passadinha no supermercado e comprar pão francês. Quando passava as compras no caixa lembrei-me de ter visto em outro mercado um carrinho próximo a saída com muitas caixas de papelão, e um cartaz incentivando o uso das caixas ao invés da sacola plástica. "Boa sacada", imaginei no dia, claramente influenciado pela nossa mídia meretriz. Mas hoje, ao comprar o pão, resolvi raciocinar por conta própria e cheguei a conclusão de que a idéia não era tão boa assim.

Sim, concordo, plástico demora muito mais a desaparecer no meio ambiente. Papelão é muito mais biodegradável que nossas sacolinhas. Só que antes de sumir com elas dos estabelecimentos comerciais, deve-se primeiro resolver a questão do lixo doméstico. Isso aí, lixo doméstico.

Eu não conheço uma só viva alma que não reutiliza a sacola plástica para jogar fora o lixo de casa. Mesmo para quem compra sacos de lixo a parte, geralmente ao sair da lixeira, reforçamos a embalagem ensacando numa sacolinha de supermercado, afinal, esses sacos de lixo são na sua maioria fininhos e rasgam com muita facilidade.

E tem também a galera que nem saco de lixo compra. Do supermercado a sacolinha vai direto pra lixeira e ali mesmo serve de recipiente para os dejetos domésticos.

Agora raciocinem comigo, um monte de empresa prega a reutilização do lixo em algo útil. Pois então, não estamos reutilizando a sacola de compras em algo útil: na coleta do nosso lixo doméstico. E se sumissem todas as sacolinhas do mundo? Usaríamos a caixa de papelão. Mas é óbvio que não conseguiríamos colocar todo o lixo doméstico DIRETO na caixa de papelão. Seria uma lambança única com o lixo úmido, miúdo, e outros do gênero. Teríamos que fazer o que então? Comprar sacolas de lixo no supermercado. E essas sacolas são feitas de quê? Plástico. O mesmo da sacola de compras.

Esse que vos escreve também pode estar desatualizado e quem sabe existam sacolas de lixo biodegradáveis, menos poluentes e etc. Isso faria com que minha tese em defesa das sacolas plásticas fosse por água abaixo. Mas enquanto eu desconheço e/ou enquanto a sacola de lixo for tão poluente quanto a sacola do supermercado, vou continuar achando que essa campanha para extinguir as sacolas plásticas é puro lobby das empresas de saco de lixo, ou recheio de linguiça de alguns corneteiros verdes de plantão.

Sinceramente. Sacola plástica e saco de lixo. Qual a diferença? De que adianta combater um e comercializar o outro?

3 comentários:

  1. Só passei aqui pra dizer : EU USO SACOLA PLASTICA PARA COLOCAR MEUS LIXOS " - O util ao agradavel, nao gasto $$ com sacos de lixo comerciais.
    Se essa moda pega...to perdido, la vai meu dindin, e o meio ambiente vai continua recebendo suas sacolinhas so que com outro nome: Sacos plasticos proprio para lixo... de certo eles pensam que é mais chique do que poluir com "sacolinhas de mercado"
    PS:ainda bem que nao moro em Sao Paulo

    ResponderExcluir
  2. Acho que empurra ao usuario doméstico a obrigação de separar seu lixo a partir disso...
    usaremos menos sacos, mas ainda sim, não erradica seu uso...

    ResponderExcluir
  3. Lú, as próprias sacolas de supermercado já tem obrigatoriedade de serem biodegradáveis... essa campanha é sim pura encheção de linguiça, vista pela sua ótica, que é a mesma minha... eu reutilizo todas as minha sacolinhas e ainda reclamo pq são finas e rasgam fácil... rs... bjus

    ResponderExcluir